Histórias - 31-07-2020
A importância da informação
Carlos Neves e Bruno Neves são os proprietários da empresa Carlos Neves, Lda. que se dedica à produção de alface Batavia na zona da Tourinha, Mafra, sendo o produto final comecializado, em exclusivo, pela cadeia de supermercados Intermarché. Devido à grande exigência de qualidade por parte do Intermarché, bem como aos problemas culturais que vão surgindo, estes produtores têm sentido a necessidade de evoluir tecnicamente, mas também de ter um acesso rápido aos novos produtos que vão sendo lançados no mercado, nomeadamente novas variedades de alface.
Especialistas em alface
“A empresa iniciou a actividade em 1987, com a produção de morangos, tomate e alface mas, a partir de 1995, especializou-se na produção de alface durante todo o ano. Para além do aumento da àrea de produção, a grande evolução tem sido ao nível da qualidade do produto final. Quando iniciámos a produção de alface a exigência de qualidade era bastante baixa, o que facilitava a forma de trabalhar e de rentabilizar a empresa mas, actualmente, temos a situação oposta. A alface é um produto com um alto nível de exigência de qualidade por parte do mercado, o que aliado às dificuldades crescentes da produção do ponto de vista técnico, obriga a um rigor e profissionalismo que nos permitam rentabilizar os grandes investimentos que são necessários”.
Procura permanente de novas soluções
“Quando estamos a produzir e a comercializar um produto como a alface com muitos problemas de pragas e doenças, temos que colocar uma atenção especial na segurança alimentar dos consumidores. O nosso objectivo é ter alfaces de alta qualidade, mas com uma utilização cada vez mais rigorosa de produtos fitofarmacêuticos, pelo que já estamos a investir nos meios de luta biológicos. Para atingirmos este objectivo, tem sido da maior importância a escolha das variedades correctas, não só pela sua adaptação às nossas condições, mas também por serem uma parte indispensável na solução dos problemas actuais da cultura. O Fusarium, os afídeos e as novas raças de Bremia são exemplos de problemas, cuja solução passa, cada vez mais, pela escolha das variedades a utilizar”.
A importância da informação
“Temos mantido, de há muitos anos, uma estreita relação com a Rijk Zwaan, a qual nos tem permitido tirar partido da permanente inovação que se verifica na investigação e melhoramente da alface, bem como da partilha de experiências e busca de soluções. Esta relação permite-nos também transmitir de uma forma directa as nossas necessidades que podem ser satisfeitas pelas características das variedades, de forma a antecipar as soluções de que necessitamos. Actualmente, o acesso à informação é tão importante nesta actividade como em qualquer outra”.